News
Bem Vindo - Welcome - Benvenuto - Üdvözöljük!
20 June 2020 - 4:04:03pm

Após um longo periodo fora do ar, encontrei um local para hospedar meu site, espero que esse não me de problemas como os outros. Para ter acesso total, tem de ser da familia, entao, faça sua inscrição e conversaremos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

I finally found a new host for my site, I hope this one does not give a hard time like the others.
For full access you must be part of the family, as soon as I receive your request, we will talk.
Em tempos de pandemia, elucubrações momentaneas:
20 June 2020 - 4:03:22pm

Vejam que interessante a quantidade de nossos ancestrais:
Pais - 2
Avós - 4
Bisavós - 8
Trisavós – 16
Tetravós – 32
Pentavós – 64
Hexavós – 128
Heptavós – 256
Octavós – 512
Eneavós – 1024
Decavós – 2048
No total de 11 gerações, 4094 ancestrais.
Tudo isso em aproximadamente 300 anos antes de nascermos.
Agora, pense e se pergunte:
- De onde vieram? Quantas lutas travaram? Por quanta fome passaram?
- Quantas guerras viveram? Por quantas dificuldades os nossos antepassados sobreviveram?
Por outro lado, quanto amor, força, alegrias e estímulos nos legaram? Quanto de sua força para sobreviver, cada um deles teve dentro de si, para que, hoje, nós estejamos aqui, vivos? Nós só existimos graças a tudo o que cada um deles passou, e pela coragem de imigrar para um novo pais.
Aprender uma nova língua, novos costumes, e nos transmitir um pouco da sabedoria deles.

Sou muito grato a eles.
E procuro honrá-los preservando as memórias das famílias da melhor maneira que posso.
Sejamos gratos a eles.
Significado de Grau de parentesco
5 October 2019 - 11:29:01am

O que é Grau de parentesco:
Grau de parentesco significa a relação que une pessoas de acordo com seus vínculos genéticos ou por afinidade. É a ligação que existe entre pessoas que pertencem a uma mesma família.

Os graus de parentesco podem acontecer de duas formas: por vínculo sanguíneo ‎(parentesco natural)‎ ou por afinidade ‎(parentesco sanguíneo)‎.

Grau de parentesco sanguíneo
O vínculo sanguíneo ‎(ou consanguinidade)‎ ocorre quando as pessoas pertencem, em termos genéticos, a uma mesma família. É a ligação de parentesco que existe em razão de uma conexão chamada de tronco ancestral.

O parentesco sanguíneo, de acordo com a forma como acontece, é subdividido em dois tipos: parentesco em linha reta e parentesco em linha colateral.

Parentesco em linha reta
O parentesco em linha reta é a escala da relação em linha reta que existe diretamente entre pais e filhos ‎(ascendentes e descendentes)‎. Nesse caso, os graus de parentesco devem ser verificados de acordo com a contagem de gerações.

A definição para o parentesco em linha reta é classificada desta maneira:

Linha ascendente: 1º grau ‎(pais)‎, 2º grau ‎(avós)‎, 3º grau ‎(bisavós)‎ e 4º grau ‎(trisavós)‎.
Linha descendente: 1º grau ‎(filhos)‎, 2º grau ‎(netos)‎, 3º grau ‎(bisnetos)‎ e 4º grau ‎(trinetos)‎.
Parentesco em linha colateral
O parentesco em linha colateral se refere aos parentes que pertencem a um mesmo núcleo familiar, mas que não são descendentes uns dos outros.

Nessa situação a contagem acontece a partir do 2ª grau de parentesco, já que não existem parentes de 1º grau na linha colateral. Veja:

2º grau: ‎(irmãos)‎.
3º grau ‎(tios e sobrinhos)‎.
4º grau ‎(tios-avós, primos e sobrinhos-netos)‎.
Grau de parentesco por afinidade
O parentesco por afinidade acontece por outras situações, como nos vínculos familiares que ocorrem por casamentos, uniões estáveis e adoções.

Os vínculos de parentesco que são originados pela ocorrência de um casamento ou de uma união estável se restringem aos pais, filhos e irmãos do companheiro ou do cônjuge.

Assim como acontece no parentesco sanguíneo, o parentesco por afinidade também é subdividido em linha reta e linha colateral.

Linha reta: sogros, genros ou noras e enteados ‎(1º grau)‎.
Linha colateral: cunhados ‎(2º grau)‎.

Grau de parentesco no Direito
Os graus de parentesco têm bastante importância no ramo do Direito, principalmente na área do Direito de Família, porque são relacionados a questões como: direito de herança, casamentos, partilha de bens e produção de provas em processos judiciais.

Por exemplo: de acordo com o Código Civil, os cônjuges, pais, filhos e parentes colaterais até 3º graus não podem ser testemunhas em um processo. A lei permite algumas exceções, mas a regra geral é que estas pessoas não sejam admitidas como testemunhas em processos de seus parentes.

É importante saber que, para fins de reconhecimento de direitos e de deveres, a lei considera os graus de parentesco, tanto em linha reta como em linha colateral, somente até o 4º grau.
DNA
1 February 2019 - 4:06:36pm

Recebi o resultado do meu primeiro teste de DNA, agora é procurar aprender o que e como fazer para tirar proveito dessas informações. De inicio, resultado ja era esperado, 86% europeu, afinal, 4 bisavos italianos, 2 bisavos e 1 avó hungara, um bisavô espanhol e uma bisavó da tribo guarani do sul do Barsil.

Just got the results from my first DNA test, now I have to learn what to do with it. But the first information was expected, 86% european, after all, its 4 great-grandparents from Italy, 2 great-grandparents and 1 grandmother from Hungary, one great-grandparent from Spain and one great-grandmother from the Guarani tribe in South of Brazil.

My image name
origens


Os 10 sobrenomes mais populares do Brasil por Karen - My Heritage
27 August 2018 - 6:09:52pm

No Brasil, nome é uma coisa levada muito a sério. A maioria dos pais escolhe com muito cuidado o nome que dará ao seu rebento. Assim sendo, existem desde pais muito empenhados em dar aos seus filhos os nomes mais raros do mundo ‎(e não se importam se os nomes acabem ficando muito extravagantes)‎.

Já outros pais que acham que a grafia é fundamental ‎(e capricham em colocar muitos “H”s, “L”s, mesmo quando isso não faz sentido algum)‎. Finalmente, há pais que se preocupam em dar nomes mais tradicionais e que tenham um som mais brasileiro ‎(por isso vemos agora uma nova geração com nomes considerados mais antigos como Maria, Ana, João e Joaquim)‎.

No caso dos sobrenomes, a autonomia não é tanta. Afinal estes contam a história de uma família e carregá-los na nossa identidade é motivo de orgulho e de tradição. Os sobrenomes vão sendo passados de pai para filho e alguns deles são mais conhecidos do que outros.

Vamos listar aqui os 10 sobrenomes mais populares do Brasil. Provavelmente o seu estará aqui, ou o de alguém que você conhece bem.
1- SILVA – Este é de longe o sobrenome mais comum do Brasil.. Estima-se que mais de 10 milhões de brasileiros tenham este sobrenome. E porque ele é tão comum? O sobrenome Silva tem origem em Portugal – onde ele também é bastante frequente. Assim, com a imigração portuguesa, muitos Silvas vieram para o Brasil. Outras pessoas, que queriam deixar para trás as suas histórias nos países de origem, também adotaram o sobrenome ao chegar o país. E o mesmo aconteceu com os escravos trazidos ao país – que receberam dos seus donos este sobrenome.
Silva em latim significa “floresta” e é provável que os primeiros Silvas tenham vivido perto de florestas.

2- SANTOS – Este sobrenome é o segundo mais encontrado no país. Estimativas mostram que mais de 4 milhões de brasileiros compartilhem este sobrenome, que também é bastante encontrado em Portugal. Porém, outros países como a Itália e França também utilizavam este sobrenome, então, imigrantes de vários países contribuíram para a popularização deste sobrenome no país. Santos, como se pode imaginar, tem uma origem religiosa. Uma tradição popular fazia com que pessoas nascidas no dia 1º de novembro recebessem este sobrenome em homenagem a Todos os Santos. Além disso, cristãos-novos – ou seja, judeus que foram forçados a se converter ao cristianismo – também adotavam este sobrenome, para fugir da inquisição.

3- OLIVEIRA – Oliveira é o número 3 na lista dos sobrenomes mais populares do Brasil. Como no exemplo anterior, Oliveira também foi um sobrenome trazido ao Brasil pelos portugueses. Ele também tem origem toponímica – os Oliveiras originais provavelmente tinham uma plantação desta árvore, para produzir azeitonas. Acredita-se que o nome tenha sido utilizado pela primeira vez em Portugal, na vilinha de Paço de Oliveira, pertencente a Arcos de Valdevez.

4- SOUSA – No Brasil temos Sousas e Souzas – ambas as grafias são aceitas e utilizadas. Este sobrenome também é bastante comum em Portugal e tem a sua origem no latim, significando “seixo” ou “rocha”. Em Portugal, o sobrenome também costumava designar rios e povoados perto de rochas. Com isso, as famílias que lá viviam, às margens do Rio Sousa, acabaram recebendo este sobrenome. “Sousa” também foi trazido ao Brasil pelos imigrantes portugueses.

5- LIMA – A origem deste sobrenome também é toponímica e oriunda do Rio Lima, que passa pela Espanha e Portugal. Ele também foi trazido ao Brasil pelos imigrantes destes países. Lima é uma palavra com raiz latina, significando “cercas” destinadas a proteger a fronteira ou fortificações militares romanas. Era uma palavra utilizada no sentido de limite, fronteira ou cerca. Também há uma lenda de que Lima tem origem celta e significa “esquecimento”. Quem atravessasse o rio Lima acabaria se esquecendo de tudo e perderia a memória.

6- PEREIRA – Como no caso dos Oliveira, o sobrenome Pereira também tem origem toponímica, fazendo referência a uma plantação de árvores de pera. No norte de Portugal havia um local chamado de Quinta das Pereiras e estima-se que esta tenha sido a origem deste sobrenome. Esta propriedade era da casa de Bragança. A exemplo do sobrenome Santos, Pereira também foi bastante adotado por cristãos-novos.

7- FERREIRA – Este sobrenome tem origem portuguesa e espanhola e refere-se a locais que sejam ricos em ferro, ou também à profissão dos ferreiros. Como há duas explicações possíveis para este, que é o 7º sobrenome mais popular do Brasil, ele não costuma ser exemplo de sobrenome toponímico ou ocupacional ‎(isto é, ligado à profissões)‎, como explicamos neste artigo.

8- COSTA – O sobrenome Costa também é toponímico e denomina aqueles que viviam na “Costa”, ou seja, à beira-mar. Este sobrenome também pode ser encontrado na Espanha e Itália. A palavra Costa também tem origem latina e significa “costela”. Curiosamente, o brasão da família Costa tem estampado o que parecem ser ossos, ou costelas. Heraldistas afirmam todavia, que estas seriam lâminas ou facas sem pontas, que têm a mesma denominação.

Brasão da família Costa, fonte: Wikipedia.pt
9- *RODRIGUES‎(Z)‎* – Este sobrenome, bastante comum em Portugal e na Espanha ‎(com a grafia Rodriguez)‎, é de origem patronímica. Para quem não está familiarizado com este conceito, patronímicos são nomes derivados do nome do próprio pai, onde “-es” significa “filho de”. Assim, Rodrigues são os filhos do Rodrigo. Este é o 9º sobrenome mais comum do país e, como nos outros sobrenomes acima, também foram trazidos para o país pelos imigrantes.

10- ALMEIDA – Finalmente, para fechar a nossa lista, temos o sobrenome Almeida, que tem uma origem um pouquinho diferente. Almeida é um nome que tem origem árabe, da época em que os mouros dominavam a Península Ibérica. No árabe “al” é um artigo ‎(como “o”, “a” no português)‎ e “meida” significa “mesa”. Como outras palavras começando com “al” no português ‎(algodão, alface, algarismo)‎, acabamos adotando também esta palavra no vocabulário português. Em Portugal um castelo acabou ganhando o nome de Almeida e como o seu dono acabou ficando famoso por derrotar os mouros, ele recebeu um título do Rei Sancho I – Senhor do Castelo de Almeida, e acabou passando este sobrenome para seus descendentes.
GEDCOM Statistics
My family tree
This GEDCOM was created using Personal Ancestral File 5.2.18.0 on 11 July 2018
Individuals
Males
335
49.7%
Females
339
50.3%
Total surnames
Families
Sources
Media objects
Other records
3
Total events
549
Total users
7

Earliest birth yearVincenzo di Pasquale Benvenuti ‎(I651)‎
Birth 12 May 1805 Casellina e Torri, Italia
Latest birth yearThis information is private and cannot be shown.
Earliest death yearMarcos Lopes ‎(I395)‎
Birth 1831 Casevel, Coimbra, Portugal
Death 1873 ‎(Age 42)‎
Latest death year Angelo Vicente Sombrio ‎(I468)‎
Birth 25 August 1929 44 39 Grão Pará, Santa Catarina, Brasil
Death 11 August 2019 ‎(Age 89)‎ Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Person who lived the longest
93
Antonia Maria do Carmo ‎(I152)‎
Birth 13 July 1884 Itatiba, São Paulo, Brasil
Death 22 October 1977 ‎(Age 93)‎ São Paulo, São Paulo, Brasil
Average age at death
63
Males: 60   Females: 68
Family with the most children
15
Francisco Pedro Sombrio + Ana Rosa da Silva ‎(F186)‎
Average number of children per family
2.08
 
View statistics as graphs

Most Common Surnames
BENVENUTI, BOROS, CAVIOLA, FIGUEIREDO, LUCIANO, MENDES, OLIVEIRA, PATO, PAVANNI, PEREIRA, RODRIGUES, SILVA, SOMBRIO
This GEDCOM's Favorites  (0)
At this moment there are no selected Favorites. The admin can add Favorites to display at startup.
My family tree

29 April 2025 - 5:40:05pm
Hit Count:

On This Day ...
RecordGIVNDateAnniversaryEvent
Becaro, Edemar Edemar29 April 193887Birth 
Luciano, Jose Jose29 April 193491Birth 

Total events: 2
Upcoming Events
RecordGIVNDateAnniversaryEvent
Luciano, João João1 May 197055Death 
Oliveira, Waldir Jr Waldir Jr2 May 194976Birth 
Boros, Roinol Roinol4 May 201015Burial 
Boros, Roinol Roinol4 May 201015Death 
Luciano, Liberato Liberato6 May 192996Birth 
Benvenuti, Gisleime Gisleime7 May 195867Birth 
Benvenuti Filho, Carlos Carlos10 May 193293Birth 
Benvenuti, Vincenzo di Pasquale Vincenzo di Pasquale12 May 1805220Birth 
Boros, Roinol Roinol12 May 1923102Birth 
Pereira, Antonio dos Passos Antonio dos Passos20 May 193986Death 
Sombrio, Severiano Francisco Severiano Francisco20 May 196263Death 
Luciano, Jose
Benvenuti, Shirley
Jose21 May 195966Marriage 
Motta, Gerson dos Santos Gerson dos Santos21 May 200421Death 
Balbeque, Elisa Aparecida Elisa Aparecida22 May 200718Death 
Motta, Gerson dos Santos Gerson dos Santos22 May 200421Burial 
Balbeque, Elisa Aparecida Elisa Aparecida23 May 200718Burial 
Figueiredo, Torquarto Agusto Torquarto Agusto27 May 200223Death 
Figueiredo, Torquarto Agusto Torquarto Agusto28 May 200223Burial 
Peres, Jose Munhoz Jose Munhoz29 May 1892133Birth 

Total events: 19
Users Logged In
No logged-in and no anonymous users